segunda-feira, 14 de abril de 2008

Colesterol



O que é o colesterol?





O colesterol é uma substância lipídica que pode ser encontrado tanto na carne de animais e seus derivados, como sintetizada no organismo pelo fígado.



O colesterol é essencial, em pequenas quantidades, para:




  • formação e manutenção das membranas celulares (ajuda a célula a resistir às mudanças na temperatura, protege e isola as fibras dos nervos);

  • formação dos hormnas sexuais (progesterona, testosterona, estradiol, cortisol);

  • produção dos sais da bílis, que ajudam a digerir a comida;

  • conversão para vitamina D na pele (quando exposta à luz solar).


Mas quando as quantidades de colesterol no sangue são elevadas é perigoso, pois o risco de doenças cardiovasculares aumenta.





Factores que levam a níveis de colesterol elevados




  • O peso


O excesso de peso tende a provocar o aumento dos níveis de colesterol. Deve-se pedir ao médico que indique qual é o peso ideal.


  • Hereditariedade


Os genes podem determinar a quantidade de colesterol que é produzida pelo organismo, podendo o colesterol elevado ser uma herança de família.




  • Idade e Sexo


Por volta dos 20 anos, os níveis de colesterol total começam a aumentar, tanto nas mulheres como nos homens. Antes de atingirem a idade da menopausa (45-55 anos) as mulheres apresentam níveis de colesterol inferiores aos de homens com a mesma idade. Após a menopausa, os níveis de colesterol das mulheres tendem a aumentar.




  • Alimentação


O colesterol no sangue aumenta com uma alimentação contendo muito colesterol ou gorduras saturadas. As gorduras da carne, leite e derivados são as principais fontes de colesterol e de gorduras saturadas na nossa alimentação. Também as gorduras vegetais, quando sujeitas a altas temperaturas ou manipulações industriais (fritos, pré-cozinhados, etc.) podem tornar-se em gorduras saturadas.




  • Menopausa


As mulheres após a mudança da idade têm um aumento de colesterol no sangue. A causa está ligada à deficiência hormonal (em estrogéneos) própria desta fase da vida.




  • Doenças


Diabetes, insuficiência renal ou doenças da tiróide, podem levar ao seu aumento.





Como controlar o colesterol?



Existem várias formas de controlar os níveis de colesterol, entre elas uma dieta baixa em gorduras. Para reduzir a ingestão de gordura total e colesterol, deve-se limitar o consumo de carnes bovina, de porco, de fígado e de língua (sempre compostas de muita gordura). Além disso, deve-se evitar queijos, fritos, nozes, nata e tentar diminuir a ingestão de ovos para, no máximo, quatro por semana. É aconselhável comer refeições com menos carne vermelha, usar leite desnatado e incluir peixe na alimentação. Também deve-se comer uma grande variedade de vegetais, macarrão, grãos e frutas.



Fibras da aveia ou farelo de milho, feijão e legumes, pectina (encontrada em frutas como a maçãs), conhecidas como as fibras soluveis em água, podem ajudar a baixar os niveis de colesterol.

Uma actividade física regular pode ajudar a diminuir os níveis de LDL-colesterol, o chamado "mau" colesterol e a aumentar os níveis de HDL-colesterol, o chamado "bom" colesterol.


1 comentário:

Meia-Dose Pa4 disse...

um post deveras interessante!

explica muito bem essa doença muito comum no povo portugues que é....

exactamente!..o colesterol eus amigos...o colesterol!

acho que o post mostra bem as caracteristicas que representam o colesterol na sociedade!

bravo!

continuem assim!


hugs*